No passado fim-de-semana esteve na estrada o Portugal EcoRally Oeiras, primeira prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias de 2024, e já a quinta do Campeonato Europeu desta temporada. Entre um número recorde de equipas estrangeiras e dos melhores participantes nacionais, esteve o conjunto Ecomood/Planetiers/Bel Mobility.
Desta feita, e depois de já terem estreado vários modelos nestas competições, António Gonçalves Pereira e António Lima estiveram a bordo do único Tesla Model Y presente, uma das mais de 100 viaturas elétricas da frota do Grupo Bel, maioritariamente alimentadas a partir de energia solar captada nas suas próprias instalações.
Uma equipa diferente
Estas participações acontecem no cumprimento da missão da Ecomood Portugal, parceira do campeonato, neste caso em promoção da mobilidade e dos desportos motorizados sustentáveis. E também no âmbito do Pacto Climático Europeu, de que o piloto e presidente da Ecomood é embaixador.
Logo nas verificações técnicas esta equipa marcou a diferença, ao deslocar-se no parque fechado da prova numa bicicleta elétrica dobrável Fiido, da Unfuel, parceira habitual da Ecomood nas ações de promoção da mobilidade activa. E também pela presença junto ao carro, e depois na Marginal, em Oeiras, de um protótipo da MariaBike, um projeto totalmente português de trotiscooter, cuja produção arrancará ainda este ano.
Quanto ao desenrolar da prova, a equipa Ecomood começou por ter uma penalização na noite de sexta-feira, saindo assim do top-20 na classificação da primeira etapa. No sábado tudo estava a correr bem melhor mas, depois de oito lugares recuperados, os equipamentos de navegação desligaram-se a meio de uma classificativa, o que resultou em muita perda de tempo e ao regresso à posição com que tinha começado o dia.
No final, além de ter sido destacadamente a equipa em Tesla com melhor eficiência energética, a classificação combinada resultou num 17º posto que soube a pouco, complementado por um 12º na Super Especial da Marginal de Oeiras que, como já vai sendo tradição, constituiu o final em festa da prova, com muito público presente.
Os vencedores
A prova foi disputadíssima por todos os 33 participantes, e sobretudo para os lugares de topo, como fica bem demonstrado pelo o que aconteceu no derradeiro troço: um muito pouco habitual erro dos campeões nacionais, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, que lideravam a prova, resultou na sua descida ao 18º posto, com as duas equipas seguintes a trocarem de lugar, sendo a que estava em 4º que acabou por vencer a prova.
Disseram os parceiros
Os representantes da Unfuel e da e-Mobilidade+ não puderam marcar presença, no primeiro caso por se estar a ultimar a abertura do seu novo espaço em Lisboa, no segundo por estarem em fecho de edição. Mas aqui ficam as declarações dos restantes parceiros.
João Caetano, Grupo Bel
"O Grupo Bel faz questão de estar presente no Portugal EcoRally, patrocinando a equipa Ecomood através das suas empresas Bel Energia e Bel Mobility. Esta nossa presença traduz uma aposta clara na transição energética e na mobilidade elétrica. E porquê? Porque não há planeta B."
Sérgio Ribeiro, Planetiers World Gathering
"É com prazer que apoiamos e fazemos parte desta equipa Ecomood nesta prova. E não podia deixar de ser, porque em conjunto protegemos e defendemos esta ideia de que é preciso soluções, é preciso colaboração, para mostrar tecnologias na sustentabilidade e na mobilidade."
Luís Salomé, Grupo MHS
"Portugal EcoRally, equipa Ecomood, MariaBike. Acho que fala por si: defender as cores da economia circular e sustentável."
Classificação Geral
1º- Michal Zdarsky / Jakub Nabelek - Hyundai Kona
2º- Pedro Morais / Silvia Coutinho - Hyundai Ioniq 5
3º- Nuno Serrano / Alexandre Berardo - Kia EV6
1º Eficiência Energética: Emmanuel Guigou / Alexandre Stricher - Mini Cooper SE
1ª Equipa Feminina: Ana Faria / Ana Rita Nepomuceno - Hyundai Kauai
1º 'Team' Campeonato de Portugal: Kia / ACP Electric / BP
1º Super Especial Prio: Ivo Tavares / João Paulo Martinho - Peugeot e-208